Como deve ser o relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho?

Entre as diversas questões envolvidas em uma liderança de alta performance, o relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho é certamente uma das principais.

Os líderes são instruídos a criar laços reais com suas equipes, ser acessíveis e promover uma comunicação aberta e mais horizontal, para que possam gerar engajamento e aumentar a produtividade. No entanto, será que essas atitudes podem acabar prejudicando de alguma forma a liderança e os seus objetivos?

Foi isso que três pesquisadores da área quiseram descobrir. O resultado foi publicado pela Harvard Business Review(HBS), em um artigo intitulado “When Being Close to Your Employees Backfires”.

Pensando nisso, no post de hoje vamos mostrar como o relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho deve ser baseado em equilíbrio, comunicação eficaz e respeito mútuo. Continue a leitura e entenda as principais estratégias para cultivar relações saudáveis entre líderes e colaboradores!

Estar disponível quando o colaborador precisar da sua atenção

A pesquisa que citamos, de Zhenyu Liao, Wu Liu e Zhaoli Song, se baseou na chamada “teoria da troca social”. Esse conceito se ampara na ideia de que são as trocas mútuas que gerem a interação.

Basicamente, para aumentar a capacidade de resposta dos colaboradores é fundamental que o líder esteja disponível a alimentar as equipes com atenção, conselhos e informações pertinentes ao trabalho. Assim, quanto mais ele se doar para a sua equipe, mais engajada e produtiva ela ficará, como forma de “retribuir” essa postura.

Reconhecer o desempenho individual e da equipe

Outra pesquisa sobre o assunto mostrou que 79% de profissionais que saíram de seus empregos deram como uma das principais razões a falta de reconhecimento por parte da gestão. Esse reconhecimento de desempenho, portanto, é uma das formas mais eficientes de comunicação e de valorização de pessoas, impactando diretamente o engajamento dos funcionários — o que nos leva ao feedback, nosso próximo assunto.

Incentivar o feedback constante

Ainda com base na teoria da troca social, a troca de feedback é essencial em uma empresa justamente por ser capaz de criar relações fortes entre equipes e gestores.

Segundo os autores daquela primeira pesquisa, o relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho passa a focar mais em benefícios e objetivos mútuos, e menos sobre obrigações contratuais, o que é muito valioso para o ambiente organizacional.

Dar direcionamentos claros à equipe

Como vimos até aqui, o conceito de troca social tem mesmo um potencial para gerar engajamento e produtividade. No entanto, os pesquisadores da HBS também alertaram para o perigo de o fortalecimento excessivo de relações entre gestores e colaboradores acabar diminuindo as respostas rápidas às interações.

Segundo eles, muitos dos funcionários pesquisados “se aproveitavam” dessa relação forte com o gestor para protelar a realização de um pedido. Então, como resolver essa questão mantendo os relacionamentos saudáveis?

Uma das sugestões dos pesquisadores é que o líder defina suas expectativas e prazos de forma clara, garantindo que a necessidade de resolver os pedidos urgentes fique evidente. Essa prática, além de marcar de forma saudável as hierarquias, é uma excelente tática de comunicação interna para que as equipes entendam suas responsabilidades e não se sintam perdidas.

Enfim, esperamos que essas estratégias ajudem você a fortalecer o seu relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho. Afinal, podemos ver que uma relação baseada em confiança e troca mútua tem grande potencial para motivar as equipes e garantir os melhores resultados para a empresa.

Agora, se você gostou desta leitura e quer saber ainda mais sobre como aprimorar a sua liderança, confira também como o choque de gestão pode impactar a comunicação interna na organização!

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