Saiba como trabalhar o branding da empresa de maneira estratégica

Ter um negócio competitivo no mercado, com colaboradores engajados e produtividade satisfatória, é o desejo de qualquer gestor. Mas, para isso, será que todos investem o suficiente no branding da empresa?

Neste texto, vamos mostrar como o fortalecimento da sua marca influencia em todos os aspectos citados acima, podendo ser um diferencial para o sucesso da organização. Continue a leitura e entenda o que é branding e como é possível torná-lo estratégico!

O que é branding e por que você deve pensar nele?

Definir significados e valores para um produto faz parte do processo para que ele seja vendido. Mas essa lógica também funciona para uma organização. O chamado branding social trata justamente da identidade de uma marca, tendo influência sobre os produtos vendidos, a forma de a empresa se portar no mercado e de se apresentar tanto para clientes quanto para colaboradores.

Um artigo da Harvard Business Review sobre o assunto cita a Apple, a Philips e a Unilever como exemplos de marcas que entendem a importância do branding da empresa para ela ser estrategicamente competitiva. E é por isso que você também precisa dar atenção a esse fator.

Como trabalhar o branding da empresa?

O melhor caminho para construir uma identidade sólida é trabalhar a marca com os seus próprios colaboradores. Assim, eles serão propagadores espontâneos dos valores e da cultura da empresa.

Para ilustrar isso melhor, separamos a seguir algumas ações que você pode adotar para fortificar a imagem de sua empresa de dentro para fora.

Implementar a cultura da empresa de maneira objetiva

Ressaltamos sempre aqui no blog que a cultura organizacional é um elemento-chave para o sucesso. Então, para trabalhar o branding da empresa, a missão, a visão e os valores da corporação precisam ser questões amplamente divulgadas.

Ser claro e objetivo em relação a essa cultura colabora para a criação de um senso de pertencimento e propósito — fatores já mostrados por pesquisas como extremamente desejados pelos profissionais da atualidade.

Motivar e engajar os propagadores de sua marca

Uma pesquisa recente da Gartner mostrou que conduzir estratégias de alinhamento e engajamento dos colaboradores foi uma das três prioridades para executivos de comunicação das empresas em 2019. E um dos motivos disso é justamente a percepção de que equipes mais engajadas têm uma alta performance, e podem se tornar os “vendedores” espontâneos de uma marca.

De fato, a grande maioria dos gestores coloca esses fatores em um planejamento estratégico, mas, segundo os dados da Gartner, cerca de 61% dos gestores identificam dificuldades em tirar as estratégias do papel para o dia a dia. Por isso, é fundamental que ações de engajamento sejam pensadas de forma palpável, usando metodologias e ferramentas inovadoras.

Utilizar recursos e ferramentas adequados

Trabalhar o branding social é algo que deve ser feito de maneira orgânica. Hoje, isso inclui o uso de recursos como a inteligência artificial e as redes sociais, além de outras ferramentas.

A tecnologia já se tornou uma grande aliada para colocar em prática as ações de engajamento e fortalecimento da cultural organizacional. Assim, tornando-se parte da rotina, essas ferramentas garantem uma employee experience alinhada à imagem que a empresa deseja passar aos seus colaboradores.

O que muda ao usar essas estratégias?

O resultado de uma empresa que aposta no branding de dentro para fora é mesmo notório. Em suma, assim como as grandes corporações citadas no início do texto, a sua organização pode vivenciar mudanças positivas como:

  • diminuição nas taxas de turnover;
  • maior nível de satisfação dos colaboradores;
  • maior engajamento;
  • mais facilidade na atração de talentos;
  • equipes mais produtivas;
  • colaboradores que se tornam propagadores da marca.

Esperamos que este conteúdo tenha contribuído para você entender a importância de trabalhar o branding da empresa. Sem dúvida, com equipes satisfeitas e engajadas, os seus colaboradores serão os principais agentes da expansão da sua marca!

Então, gostou da leitura? Sobrou alguma dúvida sobre o assunto? Deixe-nos o seu comentário e divina sua opinião conosco!

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