Mindset digital: o setor de RH da sua empresa já tem?

O RH costumava ser um departamento muito burocrático, no qual todos trabalhavam enterrados em pilhas de papel. Agora, o RH tem função estratégica para a organização, ajudando a atrair talentos, manter os colaboradores motivados, promover o desenvolvimento dos funcionários.

Se essa evolução não for acompanhada por uma transformação digital, as coisas ficam complicadas. No entanto, não basta implementar ferramentas digitais para resolver a questão, é preciso que haja uma mudança de mindset, isto é, do modo de pensar na tecnologia.

Nesse post, você verá algumas recomendações para transformar o RH da sua empresa, a partir de um mindset digital. Vamos lá?

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Saiba o que é mindset digital

O mindset digital é uma maneira de pensar que entende a importância das ferramentas digitais e ocupa-se de tomar boas decisões em relação a elas, encontrando maneiras de aproveitá-las ao máximo para melhorar a eficácia e a eficiência do RH.

Nesse mindset, não há apenas uma preocupação com o presente, mas uma visão para o futuro. As ferramentas digitais são percebidas como instrumento para posicionar a empresa à frente no mercado.

Compreenda o mundo VUCA

VUCA é uma sigla do inglês, que significa: Volatilidade, Incerteza, Complexidade e Ambiguidade. No começo, o termo era usado para fazer alusão ao mundo em contexto de guerra, mas vem sendo usado há quase uma década no âmbito dos negócios para refletir suas principais características.

Diante de uma realidade assim, realmente não é possível assumir uma postura passiva. E, se a tecnologia é um elemento-chave para o sucesso nesse mundo VUCA, é preciso assumir uma postura ativa para dominá-la e usá-la em benefício da sua empresa.

Considere as prioridades do negócio

Não se trata simplesmente de adotar qualquer ferramenta, ou todas. Lembre-se de que a tecnologia tem se desenvolvido em ritmo acelerado, e existem soluções de todos os tipos e para todos os fins. A escolha só é possível, se forem consideradas as prioridades do negócio.

Por exemplo, se manter a equipe engajada é uma prioridade para a empresa (e deveria ser), você deve buscar soluções tecnológicas que colaboram para esse objetivo.

Mais uma vez, cabe ressaltar a importância de pensar no futuro: se existe uma prioridade apenas momentânea, pode não valer a pena investir em tecnologia para ela, se houver alternativa. Mas, se é uma prioridade de longo prazo, merece o investimento.

Pense em custo-benefício

A solução mais barata pode trazer tantos problemas que acaba gerando um custo maior do que o investimento em uma boa solução desde o começo. Por exemplo, é possível encontrar softwares de gestão abertos e gratuitos, no entanto, eles raramente são atualizados, ficam vulneráveis a ataques e invasões, não oferecem suporte, entre outros pontos fracos.

Diante disso, um software de gestão pago transmite maior confiança para a empresa que vai depender desta ferramenta em processos importantes do dia a dia.

Para identificar o custo-benefício e fazer a melhor escolha das ferramentas digitais, sempre analise a fundo as opções disponíveis. Busque opiniões de quem já utiliza e conhece cada uma e, quando possível, solicite demonstrações ou versões de teste.

Promova capacitação constante

Trazer a melhor ferramenta digital para sua empresa não vai adiantar, se a equipe não souber como aproveitar todos os recursos disponíveis. Por isso, parte do mindset digital é pensar na capacitação dos usuários.

E não adianta fazer uma sessão de treinamento e achar que tudo está resolvido, a capacitação deve ser constante, pois as pessoas podem demorar até adquirir o domínio total da ferramenta ou esquecer dos procedimentos menos executados. Além disso, a ferramenta passa por alterações e a sua equipe, também.

Outra dica importante é ficar atento a possíveis objeções da equipe. Quando os próprios colaboradores não querem mudar, eles podem tornar-se uma barreira à transformação digital. Nesse caso, é preciso comunicação transparente e aberta, que deixe claros os benefícios da adoção de novas tecnologias para os negócios e para os próprios funcionários.

Para o RH, a adoção de ferramentas digitais é particularmente benéfica, porque ter dados à disposição é essencial para o RH estratégico. Quer entender melhor? Leia nosso post sobre porque adotar uma gestão de RH baseada em dados!

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